Nova versão do GESC – Como converter os dados
Arquivado em (GESC) por AS2 Sistemas em 13-11-2009
O banco de dados da nova versão do GESC foi reestruturado e é necessário efetuar a conversão dos dados para fazer o upgrade de outras versões (3.5 Standard, 4.5 Profissional e posteriores) para a versão 5 Enterprise. Para isto disponibilizamos um utilitário próprio que fará a migração dos dados de forma automática.
Veja como utilizá-lo:

1. Descompacte os arquivos converteGESC.exe e gesc.bda presentes no o arquivo zipado do conversor na MESMA PASTA onde foi instalada a NOVA VERSÃO do GESC (o gesc.bda irá substituir o arquivo já existente na pasta).
2. Abra o conversor dando um duplo clique no arquivo converteGESC.exe. Todas as versões do GESC devem estar FECHADAS.
3. Selecione o local do arquivo de dados da versão 3.5 ou 4.5 ou posterior do GESC clicando no botão Localizar ao lado deste campo. A pasta padrão da versão Profissional do GESC, por exemplo, é C:\Aplicativos\GESC. Caso seu banco de dados esteja em outra pasta você deve informar o local correto do arquivo de dados horaluno.bda.
4. Por estar na mesma pasta da nova versão o local dos arquivos da versão 5 mostrado no respectivo campo do conversor já recebe por padrão a pasta do programa.
5. Clique no botão Iniciar conversão dos dados e aguarde. Dependendo da quantidade de dados a conversão pode demorar.
5.1. Se existirem dados cadastrados incorretamente ou em duplicidade o conversor emitirá uma mensagem solicitando a confirmação da conversão dos dados. Por exemplo, se existirem números de turmas cadastrados indevidamente em duplicidade o conversor emitirá uma mensagem solicitando se deseja fazer a conversão de todos os dados (mesmos os incorretos) ou somente dos dados únicos.
6. Ao terminar será exibida a mensagem: CONVERSÃO EFETUADA COM SUCESSO!
Além de converter os dados este utilitário também copia as tabelas auxiliares e de senhas do programa.
ATENÇÃO:
Notas e Frequências:
Devido a reestruturação do banco de dados NÃO É POSSÍVEL CONVERTER os dados das NOTAS e FREQUÊNCIAS (presenças e faltas).
Caso você faça o controle dos dados de frequências e notas na versão Profissional (4.x) e deseja migrar para esta nova versão deverá recadastrá-los manualmente ou aguardar o término de seu período letivo para inserir novos dados.
Usuários e Senhas:
Se estiver utilizando ACESSO POR USUÁRIOS E SENHAS as permissões e o controle de acesso e devem ser RECADASTRADOS.
Quadro de Horários e Vagas:
O quadro de horários e vagas deverão estar configurados corretamente, SEM TURMAS REPETIDAS ou dados incorretos. Caso haja divergência no número das turmas cadastradas o Conversor solicitará uma confirmação para continuar convertendo ou não os dados dos horários e vagas. Se a opção marcada for a conversão dos dados incorretos não haverá suporte técnico para correção de possíveis erros.




Estou baixando a nova versão hoje, me parece ser bom.