A importância do Backup e como utilizar o Toucan

A IMPORTÂNCIA DO BACKUP DE DADOS
Todos os nossos sistemas para empresas possuem opção para efetuar backup dos dados.

O backup é sua única garantia contra perda de dados e não nos responsabilizamos por perdas e danos que não possam ser recuperados por falta de backup.

O backup deve ser feito diariamente e é importante manter cópia do arquivo de backup em um local/mídia seguro e diferente do computador onde o sistema está instalado.


Temos vários relatos de usuários que perderam dados por motivo de problemas no equipamento, queda de energia, inundação, roubo, vírus e não foi possível recuperá-los pela falta de um arquivo de backup.

Além de manter o arquivo de backup em um pendrive ou HD externo, por exemplo, uma opção mais segura é manter uma cópia em um site seguro de armazenamento de arquivos. Existem várias opção oferecidas pelo Google (Drive), DropBox, etc., que disponibilizam espaço gratuito para armazenamento de arquivos. É importante utilizar uma senha forte e ativar a segurança do serviço para que não permite o acesso de terceiros aos arquivos.

ATENÇÃO
Todos os dados inseridos nos nossos sistemas são de propriedade e responsabilidade do usuário registrado.
Estes dados podem ser exportados para diversos formatos (Excel, CSV, Texto) para serem lidos por outros sistemas. Somente a estrutura interna dos dados (como eles estão relacionados e se integram) é de nossa propriedade.
NÃO armazenamos nenhum dado inserido pelos usuários em nossos sistemas, seja em “nuvem” ou outras opções, sendo que as cópias de segurança são de responsabilidade do próprio usuário.
Por isso oferecemos este post para orientá-los na importância do backup feito e armazenado de forma correta.

COMO FAZER BACKUP DE DADOS UTILIZANDO O TOUCAN
Além do backup dos dados do nosso sistema, que você utiliza, é recomendado que faça backup também de todos os arquivos que forem importantes para a empresa.

Um utilitário para backups simples e fácil de configurar e com várias opções é o Toucan.
Ele possui uma versão portátil (que basta descompactar) no link:
http://portableapps.com/apps/utilities/toucan

Toucan

Tela inicial do Toucan

Após instalar (descompactar) a versão portátil do Toucan, acesse a pasta de instalação e clique no executável “Toucan” ou “Toucan.exe” para abrir o programa.

O Toucan permite criar “regras” para cópia, sincronização ou movimentação de pastas e arquivos.

O Toucan também pode ser baixado neste link:
http://www.baixaki.com.br/download/toucan.htm
que traz informações mais detalhadas sobre como utilizá-lo.

O aprendizado e uso da ferramenta Toucan segue por conta do usuário, uma vez que esta é somente uma dica que estamos repassando de um sistema que utilizamos e aprovamos.
Por não ser uma ferramenta de nossa autoria/propriedade, não oferecemos suporte para instalação, configuração ou uso da mesma.
Confira também nosso mini-curso gratuito com informações sobre o Plano de Contingência:
www.cursosetreinamentos.net/curso/plano-de-contingencia
 
Comentários

Sem comentários ainda.